Deputado Fabiano vai representar Alesc na COP-26

Meio Ambiente

28 OUT, 2021

Por ser coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU na Alesc, o deputado Fabiano da Luz (PT) representará o Parlamento catarinense na 26º Conferência do Clima, a COP-26, em Glasgow, na Escócia. O parlamentar vai integrar a comitiva estadual liderada pelo governador Carlos Moisés, e participará do evento considerado determinante para controlar as mudanças climáticas na Terra.

O deputado Fabiano foi designado pelo presidente da Alesc, Mauro de Nadal, para representar o Poder Legislativo na conferência. A viagem da delegação catarinense ocorrerá de 6 a 11 de novembro. O gabinete do governador enviou o convite à Alesc, na terça-feira (26), para ter um representante parlamentar no evento.

“É uma oportunidade especial e que exige muita responsabilidade para representar os catarinenses. A COP-26 é uma conferência que faz o mundo todo voltar os olhos para um pacto que busca soluções às grandes mudanças climáticas que afetam o nosso dia a dia, como a estiagem, as ondas de calor, os incêndios na natureza”, declarou o coordenador da Frente Parlamentar, agradecendo pelo convite.

O Movimento ODS de Santa Catarina também contribuiu para a indicação do nome do deputado Fabiano. “Agradeço pela confiança que recebi para essa missão. Vamos ter a chance de mostrar a atuação da Frente e das entidades envolvidas. Com esse escopo, queremos evoluir em políticas públicas voltadas para a nova economia verde. Isso transforma o estado atraindo investimentos de negócios sustentáveis de todo o mundo”, o analisou Fabiano.

Na conferência, 200 países vão tratar sobre o Acordo de Paris, que objetiva manter cortes maiores nas emissões de carbono até chegar à neutralidade em 2050.

A 26º Conferência do Clima, a COP-26, ocorre de 30 de outubro a 12 de novembro.

Nos próximos dias, o deputado Fabiano conhecerá o roteiro da viagem e divulgará as ações que irá fazer durante o evento.

ODS 13

O tema da conferência está totalmente relacionado ao ODS número 13, que é “Ação Contra a Mudança Global do Clima”. Segundo o deputado Fabiano, a situação no Brasil é crítica em razão dos cortes orçamentários feitos pelo atual governo brasileiro no setor de meio ambiente. Além disso, apontou o 5º Relatório Luz da Sociedade Civil Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável Brasil, hoje, o Brasil é o sexto maior emissor de gases de efeito estufa impactando gravemente mudanças do clima.

Agenda 2030

Além de coordenar a Frente Parlamentar, o deputado Fabiano é autor do Projeto de Lei nº 363.3/2021 que “Institui a Política de Promoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Estado”. A proposta busca integrar os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) aos planos, programas e políticas públicas de Santa Catarina.

Foto: Rodolfo Espínola 


Mais notícias

Santa Catarina

Fabiano, sobre o combate à estiagem: "R$ 96 milhões já foram liberados para cidades prejudicadas"

22 OUT, 2021

Santa Catarina

Dia Mundial da Alimentação: "Brasil não tem muito o que celebrar", diz deputado Fabiano

15 OUT, 2021

Santa Catarina

Fabiano apresenta PL que declara a Feira Afro-artesanal como patrimônio cultural e imaterial em SC

05 OUT, 2021

Santa Catarina

LOA 2020: Fabiano destaca plano habitacional para população de baixa renda em SC

29 SET, 2021