Combate à fome: Deputado Fabiano defende Programa de Aquisição de Alimentos em SC

Santa Catarina

25 JUN, 2021

Em encontro sobre ações estratégicas para assegurar o direito constitucional à alimentação, o deputado Fabiano da Luz (PT) reafirmou com convicção: “Não podemos perder o senso de humanidade, ignorar o agravamento da fome e culpar o vírus pela atual situação em que mais da metade da população brasileira convive com algum grau de insegurança alimentar.”

O parlamentar reuniu-se com o secretário de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), Claudinei Marques, representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea) e do Fórum Catarinense de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FCSSAN), entre outras lideranças, nesta semana.

O deputado Fabiano, líder da Bancada do PT na Assembleia, apoiou as propostas para a implementação de uma política de Estado que garanta alimentação adequada às pessoas. A construção do Programa de Aquisição de Alimentos em Santa Catarina, por exemplo, pode promover a compra de comida da agricultura familiar e a oferta desses alimentos para quem mais necessita, explicou o parlamentar. A reabertura de restaurantes populares em Chapecó e a instalação de um espaço com essa finalidade em Florianópolis também foram algumas das sugestões apresentadas durante a reunião.

Atualmente, Santa Catarina tem 134 municípios no Mapa da Insegurança Alimentar. Para atender essas cidades, o governo estadual recebeu R$ 4,5 milhões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mas teve de devolver R$ 3,7 milhões, em 2020. Isso porque o dinheiro não foi utilizado dentro do prazo de execução do serviço. O portal O Joio e O Trigo, veículo brasileiro que investiga a alimentação e suas implicações políticas, denunciou o caso em abril.

No cenário nacional, segundo o deputado Fabiano, o governo Bolsonaro promove a destruição de políticas fundamentais à nutrição. A extinção do Consea, a desatenção ao Programa de Aquisição de Alimentos, o aumento do preço dos alimentos estão prejudicando gravemente a população, alertou o parlamentar. 

Fotos: Luca Gebara

Mais notícias

Santa Catarina

Deputado Fabiano apresenta projeto que assegura acesso à alimentação vegetariana e vegana nas escolas

23 JUN, 2021

Santa Catarina

“Quem paga a conta no fim de tudo é sempre o povo”, diz deputado Fabiano sobre a aprovação da MP de Privatização da Eletrobras

18 JUN, 2021

Santa Catarina

Deputado Fabiano se manifesta contra privatização da Eletrobras

17 JUN, 2021

Agricultura

Deputado Fabiano defende assistência a famílias que produzem alimentos para merenda escolar e mercados

16 JUN, 2021