Fabiano da Luz (PT) requer ao governo estadual verbas para construção de cisternas no Oeste

Agricultura

16 ABR, 2021

O deputado Fabiano da Luz (PT) requer a liberação de verbas públicas para a construção de cisternas nas propriedades rurais no Oeste catarinense. “Os agricultores de Santa Catarina necessitam com urgência de medidas para mitigar os efeitos da seca, com períodos cada vez mais rigorosos, e amparar as famílias do campo, garantindo o fomento da nossa agricultura”, afirmou o parlamentar, em conversa com a vereadora de Ipira Janete Mota (PT), nesta quinta-feira (15).

O enfrentamento da estiagem é uma das principais pautas da Bancada do Oeste, coordenada pelo deputado Fabiano.

“Desde o começo do mandato, defendo a criação de um Fundo de Reserva de Contingência para socorrer financeiramente esses municípios e estimular a agricultura familiar. Essa ação se faz ainda mais necessária nesse período tão difícil da pandemia", destacou o deputado, líder da Bancada do PT na Assembleia.

Atendendo ao pleito de Janete por auxílio para combater os impactos da estiagem, o deputado Fabiano aprovou a Indicação 0765.4/2021, já enviada ao governo estadual, à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e Desenvolvimento Rural, à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, ao Gabinete da Casa Civil e à Secretaria de Estado da Fazenda.

A vereadora agradeceu ao deputado pela proposta apresentada às pastas e aos órgãos competentes. "Sabemos da importância da ação do deputado Fabiano da Luz para o nosso município. Defendemos a construção de reservatórios, principalmente nas propriedades mais afetadas pela falta de água", disse Janete.

Santa Catarina historicamente sofre com a estiagem e as regiões Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste são as mais prejudicadas.

Cigarrinha-do-milho

O deputado Fabiano da Luz também conversou com a vereadora sobre o problema da cigarrinha enfrentado pelos produtores de milho. Santa Catarina deve ter queda na produção de milho de cerca de 2,7 milhões de toneladas para 1,5 milhão na safra 2020/21 devido à praga. O parlamentar defende proposta de criação de linha de crédito e de assessoria técnica aos agricultores.

Saiba mais aqui!

Foto/crédito: Eliéser Donhauser


Mais notícias

Santa Catarina

Fabiano da Luz critica repasse de R$ 800 milhões do Estado para rodovias de responsabilidade do governo federal

15 ABR, 2021

Santa Catarina

Fabiano da Luz aprova pleito para revitalizar Rodovia SC-160, entre Pinhalzinho e Serra Alta

15 ABR, 2021

Santa Catarina

Fabiano da Luz apresenta parecer favorável aos PLs que visam doação de terrenos a Joaçaba

14 ABR, 2021

Santa Catarina

Cigarrinha-do-milho: Fabiano da Luz propõe criação de linha de crédito aos agricultores

12 ABR, 2021