Por prevenção, Fabiano da Luz cancela agendas e divulga vídeo explicando à população

Santa Catarina

14 MAR, 2020
O deputado estadual Fabiano da Luz (PT/SC) cancelou sua agenda de compromissos desde a tarde de ontem, quinta-feira, 12/03. Fabiano divulgou um vídeo em suas redes sociais em que explica a situação:
"Nesta quinta-feira (12), estive em uma audiência com o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, que retornou de comitiva com o Presidente da República, e em seguida o chamaram para fazer exames. 
Como medida de precaução e para a prevenção de todos nós, estou em casa e cancelei as agendas neste período em que o resultado dos exames de Mario Cezar estão sendo aguardados", anuncia Fabiano da Luz, que encontra-se em sua casa, no município de Pinhalzinho. 
 
 

ENTENDA O QUE É O CORONAVÍRUS:

É um grupo de vírus que, em casos raros, é o que os cientistas chamam de zoonótico, o que significa que pode ser transmitido de animais para seres humanos, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças.

Sintomas de Coronavírus

O vírus pode deixar as pessoas doentes, geralmente com uma doença do trato respiratório superior de leve a moderada, semelhante a um resfriado comum. Os sintomas do Coronavírus incluem coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias.

Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance do vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite. Há alguns tipos de Coronavírus humanos que são conhecidos por serem mortais.

Como se espalha

Os vírus podem se espalhar pelo contato humano com os animais. Os cientistas acham que o MERS começou em camelos, de acordo com a OMS. Com a SARS, os cientistas suspeitavam que os gatos civetas eram os culpados. As autoridades ainda não sabem qual animal pode ter causado o atual surto em Wuhan.

Quando se trata da transmissão de vírus de humano para humano, geralmente acontece quando alguém entra em contato com as secreções de uma pessoa infectada, como gotículas na tosse.

Dependendo da virulência do vírus, tosse, espirro ou aperto de mão podem causar exposição. O vírus também pode ser transmitido ao tocar em algo que uma pessoa infectada tocou e depois em sua boca, nariz ou olhos. Às vezes, os profissionais da saúde podem ser expostos manipulando os resíduos de um paciente, de acordo com o CDC.

A transmissão de humano para humano foi confirmada para o Coronavírus Wuhan, mas agora os especialistas estão tentando entender quem está transmitindo mais, quem está em maior risco e se a transmissão está ocorrendo principalmente em hospitais ou na comunidade. O SARS e o MERS foram amplamente transmitidos dentro de hospitais, disse Horby.

Quem é afetado?

MERS, SARS e o Coronavírus de Wuhan parecem causar doenças mais graves em idosos, embora a incerteza permaneça em torno do último surto. Dos casos de Coronavírus de Wuhan relatados até o momento, nenhum ainda está confirmado entre crianças, disse Horby. A idade média é de 40 anos ou mais, disse ele.

Tratamento do Coronavírus

Não há tratamento específico, mas a pesquisa está em andamento. Na maioria das vezes, os sintomas desaparecem por conta própria e os especialistas aconselham a procurar atendimento precocemente. Se os sintomas forem piores que um resfriado comum, consulte seu médico.

Os médicos podem aliviar os sintomas prescrevendo um medicamento para dor ou febre. O CDC diz que um umidificador de ambiente ou um banho quente pode ajudar com dor de garganta ou tosse.

A recomendação é para beber bastante líquido e ficar em repouso.

Assessoria de Imprensa:

Maurício Santos

47 997237289 48 99441190

Foto: Eliéser Donhauser


Mais notícias

Agricultura

"FAZER A AGRICULTURA AVANÇAR": FABIANO DA LUZ RECEBE VEREADORES DE DIONÍSIO CERQUEIRA

05 MAR, 2020

Saúde

VEREADORA DO PT CELEBRA LEI DE FABIANO DA LUZ, NA SEMANA DA MULHER!

05 MAR, 2020

Santa Catarina

VEREADOR, PREFEITO, DEPUTADO: DURANTE VISITA DO PT/JOINVILLE, FABIANO DA LUZ CONTA SUA HISTÓRIA

04 MAR, 2020

Meio Ambiente

GRANDE FLORIANÓPOLIS: FABIANO DA LUZ SE REÚNE NO INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE

04 MAR, 2020